Este projeto busca através da memória da iluminação pública e da energia elétrica no Ceará criar suportes referenciais para a ampliação da problemática social e histórica. Também se pretende fomentar a noção de patrimônio material e imaterial que se respalda na ideia de sujeito, meio ambiente e prática cultural.
As práticas de regulação, produção e usos da energia elétrica remontam meados do século XIX, porém a preocupação em urbanizar e desenvolver, a então cidade de Fortaleza, é anterior ao surgimento da energia elétrica, no período em que se usava óleo de peixe para iluminar as poucas ruas dessa cidade.
Essa mesma preocupação em desenvolver e contribuir para o crescimento social, chega aos nossos dias com as ações da Coelce, empresa responsável pela distribuição da energia elétrica do Estado do Ceará.
Objetivos:
- Estabelecer o diálogo entre passado e o presente, via documentação escrita e relatos orais, percebendo o percurso em que a energia elétrica foi apropriada por homens e mulheres ao longo das suas relações de trabalho, consumo, tradição e costumes.
- Apresentar aos alunos seguindo orientação dos PCN's (Ciências Humanas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias) as reflexões resultantes do processo de pesquisa.
O Projeto na Escola:
- Nas escolas nossos estudos e pesquisas serão tratados didaticamente através de palestras e mostra expositiva/museal de painéis e objetos que remetem aos meios de produção econômica e do trabalho em torno da energia elétrica em consonância com a comunidade.
APOIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário